Opinião de Bruno Sambado, fundador da Tale House
A 12 de novembro, os audiolivros chegam ao Spotify em Portugal. O anúncio foi feito na Feira do Livro de Frankfurt, onde a plataforma revelou que vai levar o formato de 22 para mais de 180 mercados. Os assinantes premium portugueses passam a ter horas de audiolivros incluídas todos os meses, no mesmo telemóvel e na mesma aplicação onde já ouvem música e podcasts.
Continue a ler após a publicidade
Continue a ler após a publicidade
É uma excelente notícia para a leitura em Portugal. De um dia para o outro, o audiolivro deixa de ser um produto de nicho e passa a estar ao alcance de milhões. Mas esta boa notícia traz consigo uma pergunta incómoda, que o setor do livro não pode ignorar: quando os portugueses abrirem o Spotify para ouvir um livro, em que português o vão ouvir?
Os números que não se veem no anúncio
O Spotify chega com um catálogo em inglês de mais de 350.000 títulos e um catálogo em língua portuguesa com mais de 6.000. À primeira vista, 6.000 audiolivros em português parece um bom ponto de partida.
Continue a ler após a publicidade
O problema está no que este número esconde. A esmagadora maioria destes títulos foi produzida em português do Brasil, o maior mercado da língua e aquele onde o audiolivro cresceu primeiro. Pelas nossas estimativas, as obras em português europeu não deverão chegar a 10% do total. Ou seja, menos de 600 títulos, num catálogo que se mede em centenas de milhares.
Isto não é uma crítica ao Spotify, nem ao Brasil. É o retrato de um mercado onde, durante anos, as editoras portuguesas investiram pouco no áudio, porque o público parecia pequeno e os custos de produção pareciam grandes. A partir de 12 de novembro, esta equação muda. O público vai estar lá. A pergunta é se os nossos livros, na nossa voz, também vão estar.
Porque a língua importa, e o sotaque também
Continue a ler após a publicidade
Num livro em papel, as diferenças entre o português de Portugal e o do Brasil estão no vocabulário, na sintaxe, na ortografia. Num audiolivro, estão em cada frase. A pronúncia, o ritmo, a entoação e as palavras do dia a dia são aquilo que faz um ouvinte sentir que aquela história lhe pertence.
Ouvir Saramago, Eça ou um autor português contemporâneo numa voz que não é a nossa não é o mesmo livro. E pensar nos leitores mais novos torna isto ainda mais urgente. Uma geração que cresce a ouvir sobretudo conteúdos em inglês e em português do Brasil vai construir a sua relação com a língua a partir daquilo que lhe chega aos ouvidos.
Defender o português europeu no áudio não é um gesto de fechamento. É garantir que, num espaço lusófono rico e diverso, a variante portuguesa tem lugar, voz e presença. Se não formos nós a produzi-la, ninguém o fará por nós.
Uma escassez que é uma oportunidade
Continue a ler após a publicidade
Onde há escassez, há espaço para crescer. Poucos mercados têm hoje uma janela tão clara: um público prestes a ser criado por uma das maiores plataformas de áudio do mundo, e uma oferta na sua língua que ainda está quase toda por fazer.
Para as editoras portuguesas, é o momento de olhar para o áudio não como um custo, mas como um novo canal de receita e de vida para as suas obras. As novidades e os best-sellers são o ponto de partida natural. Mas a grande riqueza está no fundo de catálogo: milhares de livros com valor literário e comercial que, pelos custos de uma produção tradicional, nunca chegariam a audiolivro.
É aqui que a combinação entre voz humana e inteligência artificial faz a diferença. A voz humana continua insubstituível nas grandes produções, com elenco e sound design. A IA, usada com critério editorial e treinada no português de Portugal, permite dar voz ao resto do catálogo a um custo que torna o investimento viável. As duas, juntas, são a forma mais rápida de passar de menos de 600 títulos para milhares.
Também os autores ganham. O Spotify vai permitir que autores independentes publiquem os seus títulos na língua local diretamente na plataforma. Mais vozes portuguesas, mais histórias nossas, mais diversidade no catálogo.
A língua como bandeira
A chegada do Spotify não vai, por si só, encher o catálogo de português europeu. Vai apenas abrir a porta. Cabe ao setor do livro em Portugal, editoras, autores, narradores, produtores e instituições, decidir se entra por ela.
Na Tale House, fizemos desta decisão a nossa missão. Produzimos audiolivros em português de Portugal, com voz humana e com inteligência artificial, porque acreditamos que a nossa língua merece ser ouvida com o seu próprio sotaque. Fomos a Frankfurt dizer isto ao mundo do livro, e voltamos com a certeza de que o momento é agora.
Daqui a um ano, quando olharmos para o catálogo do Spotify em Portugal, gostaríamos de ver um número muito diferente. Não menos de 10%, mas uma parte cada vez maior de livros ditos como nós os dizemos. Esta é a bandeira. E é também a oportunidade.


