Cabo de alta tensão se rompe e mata bois em fazenda de Nova Crixás, causando prejuízo de mais de R$ 41 mil

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17 de dezembro de 2024
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Cabo de alta tensão se rompe, mata bois e causa prejuízo de mais de R$ 41 mil em fazenda de Nova Crixás, diz fazendeiro

De acordo com o produtor, vizinhos tocaram os animais para longe do cabo e evitaram que mais animais morressem. Equatorial disse que tempestade causou rompimento do cabo.

Produtor rural perde bois após descarga elétrica em fazenda de Nova Crixás, em Goiás

Oito bois morreram e três ficaram feridos após o rompimento de um cabo de alta tensão em uma fazenda de Nova Crixás, em Goiás. O dono da propriedade, Breno Rezende, de 44 anos, fez um vídeo contando sobre o ocorrido e mostrou o estado dos animais (veja acima). Em entrevista ao DE, o fazendeiro contou que o prejuízo somou mais de R$ 41 mil, de acordo com o preço da arroba de segunda-feira (16).

> “Estou muito preocupado, pois um prejuízo desse não é fácil para ninguém”, lamentou o produtor rural.

A descarga elétrica aconteceu na tarde de domingo (15). O proprietário afirmou que estava em contato com a Equatorial desde 30 de novembro, quando solicitou que a companhia fosse até a propriedade para a troca de cruzetas que estavam apodrecidas, mas o serviço não foi feito a tempo devido a um imprevisto.

> “Eles vieram até o local dias antes e disseram que precisaria de um caminhão, por isso não fizeram o serviço. Quando comuniquei a empresa do acidente, foram lá em uma simples caminhonete e fizeram o serviço, mas o prejuízo dos bois ficou nas minhas costas”, contou o fazendeiro para a TV Anhanguera.

Em nota ao DE, a Equatorial comunicou que no sistema, não há registro formal de protocolo da unidade consumidora para pedido de manutenção na rede. No entanto, assim que a empresa teve ciência da morte dos animais, enviou um técnico ao local (confira o posicionamento completo abaixo).

A distribuidora lamenta que o cliente tenha tido prejuízos e informa que a Gerência de Relacionamento da empresa está entrando em contato com o proprietário para prestar as devidas orientações. A concessionária destaca que não há, no sistema, registro formal de protocolo desta unidade consumidora para pedido de manutenção na rede. A distribuidora lembra que os registros são feitos exclusivamente pelos seus canais de atendimento. Apenas por meio deles que a companhia consegue atuar. A Agência Nacional de Energia Elétrica, pela resolução de número 1000, reforça a necessidade de abertura de protocolo pelo cliente.

Assim que empresa teve ciência do caso, enviou um técnico ao local. Foi identificada a necessidade de manutenção com a rede elétrica ligada, o que precisa ser feito por uma equipe especializada. A equipe estava programada para o serviço com urgência, mas foi impedida após fortes chuvas atingirem o local. Com a linha energizada, não foi possível executar o trabalho. A tempestade, que vinha sendo alertada pela distribuidora e meteorologistas, ocasionou o rompimento de um cabo.

Desde que assumiu a concessão em Goiás, a companhia atua na recuperação total da infraestrutura elétrica do estado após anos de abandono e falta de investimentos, o que geraram uma degradação do sistema. A distribuidora executa uma série de obras e investimentos estratégicos, direcionados tanto para reforço da qualidade de fornecimento de energia quanto para a expansão e modernização da rede que já ultrapassam os R$ 2 bilhões.

Tags: AltaCaboFazendaPrejuízoTensão
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